Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gomphrena hatschbachiana Pedersen EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

G. hatschbachiana é endêmica do Estado da Bahia e restrita a região da Serra de Poções, nos municípios de Macaúbas e Boquira. Apresenta EOO de 519,92 km², AOO de 8 km² e está sujeita a duas situações de ameaça. A espécie não ocorre em nenhuma unidade de conservação (SNUC), e seu habitat vem sendo degradado por atividades humanas. A região de ocorrência da espécie deve ser percorrida para que se possa tentar identificar outros locais em que a mesma exista.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Gomphrena hatschbachiana Pedersen;

Família: Amaranthaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita originalmente por Pedersen (2000), é caracterizada pela folhas ovadas, mucronadas no ápice (Pedersen, 2000).

Dados populacionais

​A espécie apresenta frequência de ocorrência escassa/ rara (Biodiversitas, 2005).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado da Bahia (Marchioretto et al., 2012). É endêmica da região da Serra de Poções, municípios de Macaúbas e Boquira, BA (Biodiversitas, 2005; Senna; Siqueira, 2009).

Ecologia

Planta herbácea (Pedersen, 2000; Senna; Siqueira, 2009), heliófita (Biodiversitas, 2005) ocorrendo sobre os Campos Rupestres associados aos domínios fitogeográficos Caatinga e Cerrado (Senna; Siqueira, 2009). Coletada com flores em janeiro (informação oriunda das fichas de coleta do táxon depositadas no RB), a espécie apresenta síndrome de dispersão anemocórica (Biodiversitas, 2005).

Ameaças

9.9 Restricted range
Incidência local
Severidade high
Detalhes A espécie é considerada um endemismo restrito, o que a torna ainda mais vulnerável frente às ameaças que incidem na sua localidade de ocorrência (Biodiversitas, 2005).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A espécie vêm sofrendo com a perda e degradação de seu habitat, além de representar um endemismo restrito, o que a torna ainda mais vulnerável frente às ameaças que incidem na sua localidade de ocorrência (Biodiversitas, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente Ameaçada de Extinção.

3.8 Conservation measures
Situação: on going
Observações: Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

3 Research actions
Situação: needed
Observações: A espécie carece de informações científicas, como dados taxonômicos, geográficos (distribuição) e ecológicos (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: Não consta em nenhuma categoria de unidade de conservação (Biodiversitas, 2005; CNCFlora, 2011).

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: needed
Observações: Caso a espécie tenha novas subpopulações coletadas em áreas não protegidas, se faz necessário o estabelecimento de unidades de conservação (SNUC) para garantir a perpetuação deste táxon na natureza.

Referências

- SENNA, L.R.; SIQUEIRA, J.C.GIULIETTI, A.M. ET AL. Amaranthaceae. Belo Horizonte: Conservation International, 2009.

- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- PEDERSEN, T.M. Studies in South American Amaranthaceae V. Bonplandia, v. 10, p. 82-112, 2000.

Como citar

CNCFlora. Gomphrena hatschbachiana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gomphrena hatschbachiana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41